Pular para o conteúdo principal

Mandacaru comemora 93 anos de história e a Prefeitura preparou uma programação especial.

O distrito de Mandacaru hoje amanheceu em festa. Em comemoração aos 93 anos de fundação, a Prefeitura preparou uma programação especial para celebrar esta data.
Confira a programação:
27/04 – QUINTA-FEIRA
8h – Homenagens Cívicas ao Distrito de Mandacaru
Local: Praça Pública
Realização Escolas Professor Aderbal Jurema e Int. João Paulo I
Participação Banda Marcial do Distrito de Mandacaru.
19h30min – Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos 93 anos de Mandacaru.
Celebrante: Pe João Bosco
Local: Igreja de São José.
20h30min – Tradicional Parabéns e Corte de 100kg de Bolo.
Apresentação das Duplas de Violeiros Daniel Olímpio e João Olímpio.
Local – Praça Pública
Conheça a história de Mandacaru:
Segundo a narração da professora Leopoldina Maria de São José, MANDACARU era um matagal intenso, em 1918 o senhor Minervino Correia construiu um prédio para escola dos filhos, devido só existir escola no sítio Prianas. Em começo de 1924, Cônego Américo Pita parou na casa do senhor José Batista para descansar e propôs que construísse uma capela no local da venda, o senhor José Batista que era católico convicto, disse que não havia problemas, só precisava demolir o prédio, mas o padre disse que não era preciso, só necessitava de um local para sacristia, para começo e depois faria uma igreja, ele ou outro padre se encarregaria disso, o padre esperava que um dia este local se tornasse um povoado e depois passaria a vila.
As pessoas ficaram entusiasmadas com a ideia, juntou-se ao senhor José Batista, os senhores: Paulino Paz, Neco Paulino, João Batista, João Bezerra (conhecido por João Pipiu), Joaquim Bezerra (Joaquim Pipiu), Minervino Correia, Manuel Ferreira e mais algumas pessoas que quiseram ajudar a desmatar o matagal intenso, onde existiam muitos mandacarus, onde deram nome ao lugar.
Foi aos 27 de abril de 1924 em um domingo, às 10 horas da manhã que chegou a procissão com a imagem de SÃO JOSÉ vindo da cidade de Gravatá a Mandacaru, foi um dia chuvoso, mais o povo estava satisfeito que não sentiram a chuva. Às 11 horas da manhã foi celebrada a missa, o Padre passou o dia, a noite rezou o terço e fez um belo sermão, sobre São José o pai adotivo de Jesus Cristo e esposo de Maria Santíssima. A festa da noite foi animada por dois poetas: Severino Milanês e João Magro, residentes em Riachão. Além de uma banda de pífano, os poetas cantaram repentes.
MANDACARU está localizado a 500 metros do nível do mar situado no Agreste Pernambucano, onde se encontra no Vale do Ipojuca, devido às características climáticas desta região, situada à oeste do Município de Gravatá. O Distrito de Mandacaru fica a 12 km da sede do município, foi elevado a Distrito no dia 18 de abril de 1955, é constituído pela Vila de Mandacaru e 29 sítios. Vivem em torno do sistema de agricultura familiar de subsistência, mantendo hábitos sociais e culturais, comuns as sociedades nordestinas. A forte presença da Igreja Católica desde o início de criação da vila, é mantedora dos hábitos sociais e culturais dos moradores. A relativa aproximação com os grandes polos urbanos – Recife – Caruaru – Gravatá, o fácil acesso à comunidade através da PE-87 e os meios de transportes urbanos e particulares, e a forte penetração dos meios de comunicações de massa. Atualmente nossa população sobrevive do comércio, da agricultura, da floricultura, da pecuária, como funcionários públicos e funcionários na rede hoteleira. Ao longo da história política de nosso Distrito foram eleitos 08 vereadores e nomeados 21 subprefeitos.
Levantamento histórico, geográfico, o sociológico e político realizado pelo Subprefeito José Eudes da Silva – Professor de Filosofia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapaz suspeito de atirar contra policiais foi capturado nesta segunda-feira na cidade de Gravatá;

Na última sexta-feira policiais foram até uma residência onde lá, se depararam com três indivíduos, estando um deles armado o qual, ao avistar os Policiais Civis , efetuou  vários disparos de arma de fogo contra o efetivo policial que, para se defenderem, revidaram a injusta agressão, e empreendeu fuga em meio a um matagal, jogando a arma utilizada entre a vegetação numa tentativa de oculta-lá.  Dois foram detidos pela polícia civil e um fugiu um elemento identificado como Geisiel que segundo a polícia é de alta perigosidade . Na sexta-feira foram encontrados 412 gramas de maconha, três munições calibre 38 além do revolver calibre 38 com três munições intactas do tipo hollow point com parafina nas pontas, aparentando estarem envenenadas e três munições deflagradas. Geisiel foi capturado no começo da tarde desta segunda-feira 07 de agosto por policiais militares , o acusado se encontrava na casa da namorada que fica na Rua Paranaguá bairro norte da cidade. A namorad

Na cidade de Timbaúba-PE uma Operação da Polícia desarticulou três quadrilhas de uma só vez.

A Polícia Civil na última quinta-feira 17 de agosto desarticulou três organizadores criminosas com base em Timbaúba e ramificações em outras cidades da Mata Norte e também no Recife. Os grupos são suspeitos de homicídios e tentativas de homicídios, tráfico de drogas, roubos, porte ilegal e comércio de arma de fogo e munições. Ao todo, estão sendo 44 mandatos de prisão preventiva, oito mandados de busca e apreensão de adolescente infrator e 21 mandados de busca e apreensão domiciliar. Durante as investigações, 36 pessoas já haviam sido presas. Também houve a apreensão de 19 armas e uma grande quantidade de drogas. Mais de 120 policiais civis, entre delegados, comissários, agente e escrivães participarem da operação. Os presos e materiais apreendidos estão sendo levados para a Delegacia de Timbaúba onde será apresentado um balanço parcial da operação. Fonte: Ne10 Jornal do Comercio

Justiça do Maranhão obriga amante a devolver a mulher para o Corno

Tribunal de Justiça aceitou pedido de Merinaldo Pereira, Morador de Imperatriz, Cidade no Maranhão, que entrou com uma ação com pedido para o amante devolver a devolver sua esposa. homem, que afirma já ter sido traído mais de 500 vezes, disse que não larga a mulher por nada. Para a Justiça, foi considerado que o amante (réu) não demonstrou interesse em se defender e não compareceu na audiência.  A sentença, fundou-se nos seguintes fatos: A mulher vivia uma semana com o amante e outra com o marido, porém já tinha mais de 1 mês que a mulher havia fugido com o amante, diante da situação a justiça acionou a mulher foi ouvida e disse que amava os dois.  Diante da situação a mulher foi orientada a voltar para a casa do seu marido, com quem tem 2 filhos ( sendo nenhum do marido ) ou que pedisse o divorcio. e ela aceitou. A justiça deu 15 dias para a mulher retornar para sua casa, sob pena de multa. O corno disse que ficou feliz com a sentença. O amante não quis se manifestar.