De janeiro a outubro deste ano, quase 103 mil casos de roubos ou furtos foram registrados em Pernambuco. As estatísticas são da Secretaria de Defesa Social (SDS). Para se ter uma ideia, foram 339 ocorrências, em média, contabilizadas por dia. Roubos de celulares, veículos e assaltos a comércios, como farmácias e mercadinhos, estão entre os casos mais comuns e que desafiam a polícia pernambucana. A cada hora, pasmem, são 14 registros desse tipo de crime.
O mês de outubro, segundo a SDS, apresentou queda das ocorrências. Foram 8.429 casos, contra 9.487 em setembro. Um resultado ainda muito elevado, mas comemorado pelo Governo do Estado, que reforçou o policiamento em áreas estratégicas como o Centro do Recife.
A capital, inclusive, é a região que contabiliza mais de um terço dos casos de roubos e furtos registrados no Estado. Até o final de outubro, foram 35.272 crimes dessa natureza. Os municípios de Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Caruaru tiveram pouco mais de 7 mil ocorrências cada um.
Para o primeiro trimestre do próximo ano, o Governo do Estado promete o reforço no combate à criminalidade. No final de janeiro se formam turmas de delegados a agentes da Polícia Civil, além de peritos e médicos legistas. Até março também devem estar nas ruas cerca de 1,3 mil novos policiais militares. É aguardar e torcer para, até lá, você não ser a próxima vítima.
Escrito por Pedro Araújo
Comentários
Postar um comentário