Pular para o conteúdo principal

Tasso e Perillo abrem mão de candidatura, e Alckmin aceita ser presidente do PSDB

BRASÍLIA - Em um jantar nesta segunda-feira à noite no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, os dois candidatos à presidência do partido, o senador Tasso Jeiressatti (CE) e o governador de Goiás, Marconi Perillo, vão abrir mão de suas candidaturas para que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, seja o sucessor do senador Aécio Neves (MG) no comando da legenda. Tasso e Marconi já conversaram com Alckmin. Na conversa, o governador e pré-candidato a presidente os consultou se abririam mão em favor de seu nome. Com a resposta afirmativa, Alckmin aceitou assumir a presidência do PSDB na vaga do senador mineiro.

Após a revelação feita pelo GLOBO, o governador admiitiu publicamente pela primeira vez nesta segunda-feira a possibilidade de comandar o partido.
— Nunca me coloquei como pré-candidato. Se puder ajudar a unir o partido, vamos avaliar — disse Alckmin.

Diante do acirramento da disputa entre os dois, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez uma última tentativa de acordo. Na última semana o governador de Goiás investiu pesado para aumentar seu apoio nos estados do Nordeste, onde Tasso tem maioria. Teve reuniões em Aracaju (SE) e Teresina (PI). Investe também para aumentar apoio no diretório de São Paulo, o maior, que está dividido.

Há dois meses, em um encontro com Alckmin, Marconi já havia lhe dito que abriria mão se ele topasse assumir o comando do partido. Ontem, em uma conversa de mais de duas horas, Alckmin lhe perguntou se abriria mão, e Marconi disse que sim. Tasso já tinha conversado com Alckmin na quinta-feira e também respondeu que renunciaria.
— Eu jamais serei incoerente na pregação que sempre fiz pela unidade do partido.

Diante da possibilidade de aumentar o racha na disputa da chapa para a Executiva, Fernando Henrique voltou a fazer um último esforço para que Geraldo Alckmin assuma a presidência do PSDB na convenção de dezembro.

Os dois candidatos fizeram um acordo para indicação dos 256 membros do Diretório Nacional e a nova Executiva será compartilhada entre os dois, de forma proporcional aos votos recebidos dos cerca de 600 convencionais. Mas o risco de a disputa dos dois grupos continuar no ano eleitoral, tem levado a uma nova rodada de articulações para que o pré-candidato à República assuma o comando do partido.

 Alckmin teria que dar a resposta até essa semana, quando será registrada a chapa para o Diretório Nacional e as candidaturas de Tasso e Marconi. Fernando Henrique é o presidente de honra do PSDB.


— Tanto Tasso quanto Marconi já se pronunciaram favoráveis a Alckmin. Mas esse é um casamento de três pessoas. Falta a terceira pessoa, Alckmin, se manifestar — disse o presidente interino do PSDB, Alberto Goldman.
Hoje à noite Fernando Henrique vai propor o acordo e Tasso e Marconi devem fazer um comunicado conjunto.

O secretário-geral da legenda, Sílvio Torres, que integra a comissão eleitoral, comemorou o entendimento.
— Foi a melhor saída. O entendimento foi a melhor saída porque havia risco de a divisão dos dois grupos continuar após a eleição do novo presidente. Agora é trabalhar todo junto pela unidade do partido. A composição da executiva será uma costura de amanhã para depois.

COSTURA POLÍTICA
Desde o momento em que FH divulgou uma nota sugerindo que Alckmin assumisse o comando do partido, o governador de São Paulo vinha hesitando em aceitar a proposta, por causa de sua pré-candidatura a presidente. Temia perder o apoio dos grupos de Tasso e Marconi, e avisou que só aceitaria se fosse aclamado, sem disputar voto com outro candidato.

Além da pressão do próprio Fernando Henrique e outros tucanos paulistas, pesou na decisão de Alckmin um alerta feito pelo grupo de Marconi, principalmente governadores do Centro-Oeste, que enxergaram na movimentação de Tasso uma articulação que poderia ir além da presidência do partido, mas alcançar até mesmo uma candidatura a presidente em 2018.

O sinal vermelho, visto pelos interlocutores de Marconi, foi aceso no dia do anúncio da candidatura de Tasso, quando o vice-presidente do Senado e seu maior cabo eleitoral, o senador Cássio Cunha Lima (PB ), lançou seu nome para presidente da República. Interlocutores de Marconi chegaram a ponderar junto a Alckmin, que se Tasso assumisse a presidência do partido, ele seria candidato a presidente, já que seu discurso de renovação do partido era o que tinha mais eco junto à opinião pública.




                                          fonte o Globo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapaz suspeito de atirar contra policiais foi capturado nesta segunda-feira na cidade de Gravatá;

Na última sexta-feira policiais foram até uma residência onde lá, se depararam com três indivíduos, estando um deles armado o qual, ao avistar os Policiais Civis , efetuou  vários disparos de arma de fogo contra o efetivo policial que, para se defenderem, revidaram a injusta agressão, e empreendeu fuga em meio a um matagal, jogando a arma utilizada entre a vegetação numa tentativa de oculta-lá.  Dois foram detidos pela polícia civil e um fugiu um elemento identificado como Geisiel que segundo a polícia é de alta perigosidade . Na sexta-feira foram encontrados 412 gramas de maconha, três munições calibre 38 além do revolver calibre 38 com três munições intactas do tipo hollow point com parafina nas pontas, aparentando estarem envenenadas e três munições deflagradas. Geisiel foi capturado no começo da tarde desta segunda-feira 07 de agosto por policiais militares , o acusado se encontrava na casa da namorada que fica na Rua Paranaguá bairro norte da cidade. A namorad

Na cidade de Timbaúba-PE uma Operação da Polícia desarticulou três quadrilhas de uma só vez.

A Polícia Civil na última quinta-feira 17 de agosto desarticulou três organizadores criminosas com base em Timbaúba e ramificações em outras cidades da Mata Norte e também no Recife. Os grupos são suspeitos de homicídios e tentativas de homicídios, tráfico de drogas, roubos, porte ilegal e comércio de arma de fogo e munições. Ao todo, estão sendo 44 mandatos de prisão preventiva, oito mandados de busca e apreensão de adolescente infrator e 21 mandados de busca e apreensão domiciliar. Durante as investigações, 36 pessoas já haviam sido presas. Também houve a apreensão de 19 armas e uma grande quantidade de drogas. Mais de 120 policiais civis, entre delegados, comissários, agente e escrivães participarem da operação. Os presos e materiais apreendidos estão sendo levados para a Delegacia de Timbaúba onde será apresentado um balanço parcial da operação. Fonte: Ne10 Jornal do Comercio

Justiça do Maranhão obriga amante a devolver a mulher para o Corno

Tribunal de Justiça aceitou pedido de Merinaldo Pereira, Morador de Imperatriz, Cidade no Maranhão, que entrou com uma ação com pedido para o amante devolver a devolver sua esposa. homem, que afirma já ter sido traído mais de 500 vezes, disse que não larga a mulher por nada. Para a Justiça, foi considerado que o amante (réu) não demonstrou interesse em se defender e não compareceu na audiência.  A sentença, fundou-se nos seguintes fatos: A mulher vivia uma semana com o amante e outra com o marido, porém já tinha mais de 1 mês que a mulher havia fugido com o amante, diante da situação a justiça acionou a mulher foi ouvida e disse que amava os dois.  Diante da situação a mulher foi orientada a voltar para a casa do seu marido, com quem tem 2 filhos ( sendo nenhum do marido ) ou que pedisse o divorcio. e ela aceitou. A justiça deu 15 dias para a mulher retornar para sua casa, sob pena de multa. O corno disse que ficou feliz com a sentença. O amante não quis se manifestar.