Pular para o conteúdo principal

Cura do HIV é alcançada em 2º paciente e dá esperança à epidemia

Pela segunda vez, desde o início da epidemia global de Aids, um paciente soropositivo parece ter sido curado da infecção por HIV, vírus que causa a doença. Este é segundo caso de sucesso. Há 12 anos, Timothy Ray Brown, chamado de “paciente de Berlin”, foi o 1º paciente livre da doença.
Há muitos anos cientistas e pesquisadores tentam reproduzir o sucesso da cura de Brown, mas métodos são perigosos e já falharam em outros pacientes. A notícia que pode revolucionar o tratamento foi divulgada nesta terça-feira (5) pela revista científica norte-americana Nature.
O paciente, identificado apenas como “paciente de Londres”, recebeu há três anos células-tronco da medula óssea de um doador com uma mutação genética rara que resiste à infecção do HIV. O uso dos remédios retrovirais foi interrompido e cerca de 18 meses depois, exames não mostram a infecção.
“Não existe vírus ali que consigamos medir. Não conseguimos detectar nada”, disse Ravindra Gupta à revista. Ele é professor e biólogo especializado em HIV que coliderou a equipe de médicos que trata o paciente em questão.
Mas Gupta pondera ao afirmar que ainda não é possível dizer que o paciente está curado. Segundo ele, “isso só pode ser demonstrado se o sangue do paciente permanecer livre de HIV por mais tempo”. No estudo, ele descreveu o paciente como “funcionalmente curado” e “em remissão”.
A revista Nature informa que, até agora, o organismo do paciente está respondendo de forma semelhante ao de Timothy Brown. Diagnosticado com HIV em 2003, o “paciente de Londres” desenvolveu um tipo de câncer no sangue que não respondia à quimioterapia ― assim como “paciente de Berlin”. Ambos necessitaram de um transplante, no qual células foram destruídas e substituídas por células-tronco transplantadas de um doador saudável.
Mas, ainda segundo a Nature, o novo paciente recebeu um tratamento um pouco mais leve que o feito anteriormente, para se adaptar melhor ao transplante. Junto com a quimioterapia, foi aplicada um outro tipo de droga que atinge células cancerosas. Enquanto Brown recebeu radioterapia em todo o corpo, além de um medicamento de quimioterapia.

         A cura é possível?

Por mais Ravindra Gupta tenha ponderado e outros especialistas se refiram ao caso como “remissão de longo termo” e não garantem que o vírus não irá retornar, outros especialistas classificaram a notícia como “cura”. 
“Isso vai inspirar as pessoas que a cura não é um sonho”, disse Annemarie Wensing, virologista do Centro Médico da Universidade de Utrecht, na Holanda, ao NY Times. ”É alcançável. Sinto-me responsável por ajudar os médicos a entender como isso aconteceu para que eles possam desenvolver ciência.”

Os números da Aids no Brasil e no mundo

O Ministério da Saúde estima que cerca de 866 mil pessoas vivam com HIV/Aids no Brasil, sendo 731 mil já diagnosticadas. Até setembro de 2018, 585 mil estavam em tratamento e recebiam os antirretrovirais pelo SUS. O investimento destinado para o departamento de HIV/Aids em 2018 foi de R$ 1,7 bilhão. Os recursos vêm integralmente dos cofres da União.
Cerca de 37 milhões de pessoas em todo o mundo estão infectadas com HIV, e a pandemia de Aids já matou cerca de 35 milhões de pessoas em todo o mundo desde que surgiu nos anos 1980.
Pesquisas científicas sobre o vírus complexo feitas nos últimos anos levaram ao desenvolvimento de combinações de remédios que podem controlá-lo na maioria dos pacientes. O sucesso surpresa agora confirma que a cura para H.I.V. infecção é possível, mesmo que difícil.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapaz suspeito de atirar contra policiais foi capturado nesta segunda-feira na cidade de Gravatá;

Na última sexta-feira policiais foram até uma residência onde lá, se depararam com três indivíduos, estando um deles armado o qual, ao avistar os Policiais Civis , efetuou  vários disparos de arma de fogo contra o efetivo policial que, para se defenderem, revidaram a injusta agressão, e empreendeu fuga em meio a um matagal, jogando a arma utilizada entre a vegetação numa tentativa de oculta-lá.  Dois foram detidos pela polícia civil e um fugiu um elemento identificado como Geisiel que segundo a polícia é de alta perigosidade . Na sexta-feira foram encontrados 412 gramas de maconha, três munições calibre 38 além do revolver calibre 38 com três munições intactas do tipo hollow point com parafina nas pontas, aparentando estarem envenenadas e três munições deflagradas. Geisiel foi capturado no começo da tarde desta segunda-feira 07 de agosto por policiais militares , o acusado se encontrava na casa da namorada que fica na Rua Paranaguá bairro norte da cidade. A namorad

Na cidade de Timbaúba-PE uma Operação da Polícia desarticulou três quadrilhas de uma só vez.

A Polícia Civil na última quinta-feira 17 de agosto desarticulou três organizadores criminosas com base em Timbaúba e ramificações em outras cidades da Mata Norte e também no Recife. Os grupos são suspeitos de homicídios e tentativas de homicídios, tráfico de drogas, roubos, porte ilegal e comércio de arma de fogo e munições. Ao todo, estão sendo 44 mandatos de prisão preventiva, oito mandados de busca e apreensão de adolescente infrator e 21 mandados de busca e apreensão domiciliar. Durante as investigações, 36 pessoas já haviam sido presas. Também houve a apreensão de 19 armas e uma grande quantidade de drogas. Mais de 120 policiais civis, entre delegados, comissários, agente e escrivães participarem da operação. Os presos e materiais apreendidos estão sendo levados para a Delegacia de Timbaúba onde será apresentado um balanço parcial da operação. Fonte: Ne10 Jornal do Comercio

Justiça do Maranhão obriga amante a devolver a mulher para o Corno

Tribunal de Justiça aceitou pedido de Merinaldo Pereira, Morador de Imperatriz, Cidade no Maranhão, que entrou com uma ação com pedido para o amante devolver a devolver sua esposa. homem, que afirma já ter sido traído mais de 500 vezes, disse que não larga a mulher por nada. Para a Justiça, foi considerado que o amante (réu) não demonstrou interesse em se defender e não compareceu na audiência.  A sentença, fundou-se nos seguintes fatos: A mulher vivia uma semana com o amante e outra com o marido, porém já tinha mais de 1 mês que a mulher havia fugido com o amante, diante da situação a justiça acionou a mulher foi ouvida e disse que amava os dois.  Diante da situação a mulher foi orientada a voltar para a casa do seu marido, com quem tem 2 filhos ( sendo nenhum do marido ) ou que pedisse o divorcio. e ela aceitou. A justiça deu 15 dias para a mulher retornar para sua casa, sob pena de multa. O corno disse que ficou feliz com a sentença. O amante não quis se manifestar.