Pular para o conteúdo principal

PSF LAGOA DO FERNANDO NA ZONA RURAL DA CIDADE DE GRAVATÁ REALIAZOU O OUTUBRO ROSA NESTA TERÇA-FEIRA DIA 22 DE OUTUBRO

Os profissionais da Saúde do PSF Lagoa de Fernando na cidade de Gravatá estado de Pernambuco estão de parabéns pelo grande evento que organizaram e fizeram na manhã desta terça-feira 22 de outubro de 2019 onde mais de 100 mulheres por lá passaram na ocasião as mesmas poderão fazer exame de prevenção aferição de pressão arterial exame de glicose e ainda por cima tratamentos de pele sobrancelha e escovar os cabelos e no final de tudo ainda contrário com um grande café da manhã e ainda receberam dos brindes o lindo chaveiro com lápis personalizado Parabéns a todos os profissionais que realizaram essa grana de ação.
Aproveitando um mês de Outubro Rosa abaixo você pode ver o que é o câncer de mama leia-o com atenção a necessidade do auto (Instituto Nacional de Câncer) menciona que o câncer de mama é segundo mais frequente no mundo e corresponde a 22% dos novos casos a cada ano, é uma doença que afeta principalmente as mulheres em período mais avançado de idade e pode vir acompanhado junto à menopausa ou precocemente.

Segundo Almeida (2004, p.1) o câncer é o nome dado a um conjunto de mais de cem doenças, que podem surgir quando há uma rápida divisão e multiplicação das células, a qual origina o tumor maligno, podendo posteriormente se espalhar para órgãos e tecidos do corpo, ocorrendo metástases. Nos estágios iniciais, o câncer de mama se apresenta móvel, indolor e isolado, o que dificulta sua identificação pelo autoexame.

O câncer tem vários estágios, e o seu processo de desenvolvimento é lento em geral. No primeiro estágio (iniciação) do carcinogênese as células passam por um processo de modificação de alguns genes, a alteração das células ocorre pelos efeitos carcinógenos. E no segundo estágio (promoção) a iniciação que foi feito no primeiro, transforma essas células em malignas de forma lenta. O terceiro e ultimo estágio (progressão) é a multiplicação descontrolada e irreversível das células.

Entre 5% e 10% de todos os cânceres ocorrem em indivíduos que herdaram mutações em genes de predisposição ao câncer. Foram identificados genes responsáveis pela maioria dos cânceres hereditários de mama, ovário e intestino, assim como por uma serie de tumores menos comuns (POLLOCK, 2006, p.63)

Neste ponto o câncer já está evoluído e já se tem o surgimento de manifestação da doença clinica se não tratado, ou se as tentativas falharem o paciente pode chegar a óbito. Apesar disso, autoexame atua como um adjuvante do exame clínico no reconhecimento do câncer de mama, pois os nódulos podem ser palpáveis após atingir o tamanho superior a um centímetro.

Mais de 90% dos cânceres de mama são detectados inicialmente pelas próprias pacientes. Dentre aquelas que não se submetem a um autoexame preventivo de câncer de mama, a descoberta se dá de maneira acidental e, aparentemente, tarde demais. (BARBER, [s.d.], p.309)

O exame clínico é ainda mais eficaz na constatação da doença, pois com procedimentos específicos, como a mamografia é possível identificar nódulos de até 0,5 cm. Esse exame é realizado com o objetivo de detectar e monitorar possíveis anomalias que possam desenvolver o câncer de mama.

O médico Barber ([s.d.], p.313) sugere que o autoexame da mama deve ser realizado todos os meses, uma semana após a menstruação e, que também é necessário de um acompanhamento médico semestralmente ou anualmente, para assim, assegurar o diagnóstico precoce.

A mamografia é um exame feito com um aparelho de raios-X, conhecido como mamógrafo, segundo a médica Elisabete Fernandes Almeida, esse exame trata de uma radiografia, cuja imagem obtida ajuda a reconhecer alterações na mama ( acessado em 2012).

A folha de informação para pacientes do Hospital Danbury (2007, p.01) diz que a mamografia de rastreamento é o método mais eficaz de diagnóstico precoce do câncer e é muito importante, pois permite detectar anomalias antes da existência de algum caroço, além disso, é capaz de mostrar alterações até dois anos antes que a paciente ou o médico possam percebê-las pelo tato.

A mamografia tem sido muito utilizada atualmente, pois permite um diagnóstico preciso que contribui com prevenção contra o câncer de mama, o qual detectado em seu estágio inicial tem maior probabilidade de cura e de tratamentos menos drásticos. Através desse diagnóstico é possível detectar nódulos, cistos e calcificações que são imperceptíveis ao toque por serem de tamanhos muito pequenos, vistos apenas com os raios-X através do aparelho mamógrafo.

A lei nº 11.644/2008, de 29 de abril de 2008 dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. A mamografia de rastreamento é, portanto, oferecida gratuitamente pelo SUS para todas as mulheres com idade igual ou superior 40 anos, conforme parágrafo dois do art. 2º desta lei.

Mulheres com casos de câncer na família, que tiveram o primeiro filho após os 30 anos, apresentam nódulos, descarga, dores graves, com histórico de câncer benigno devem fazer o exame de mamografia, para que possa monitorar possíveis suspeitas, pois estão mais suscetíveis a desenvolverem o câncer de mama. (BARBER, [s.d.] p.314)

De acordo com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde das Mamas (Femama): O autoexame é importante para que a mulher conheça seu corpo, em especial sua mama, e possa reconhecer alterações nos seios. Entretanto, ele não substitui a importância do exame clínico feito por um profissional da saúde, e tampouco, a mamografia.
Daí se observa a importância da mamografia na identificação do câncer, pois quanto mais precoce for a sua detecção, as chances de cura podem chegar a 95%, na fase inicial pode evitar os tratamentos mais severos, como a quimioterapia, mastectomia, etc., os quais tendem afetar negativamente a integridade psicossocial da paciente, devido às consequências radicais desses tratamentos que podem ser, em alguns casos, perca de cabelo, retirada da mama entre outras.

Portanto, as mulheres devem realizar os métodos de prevenção disponíveis para garantir uma vida mais saudável. Para isso é importante que primeiramente a mulher conheça seu próprio corpo e seja assídua na realização do autoexame e do exame-clínico, pois a detecção prematura do câncer promove um tratamento bem sucedido.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapaz suspeito de atirar contra policiais foi capturado nesta segunda-feira na cidade de Gravatá;

Na última sexta-feira policiais foram até uma residência onde lá, se depararam com três indivíduos, estando um deles armado o qual, ao avistar os Policiais Civis , efetuou  vários disparos de arma de fogo contra o efetivo policial que, para se defenderem, revidaram a injusta agressão, e empreendeu fuga em meio a um matagal, jogando a arma utilizada entre a vegetação numa tentativa de oculta-lá.  Dois foram detidos pela polícia civil e um fugiu um elemento identificado como Geisiel que segundo a polícia é de alta perigosidade . Na sexta-feira foram encontrados 412 gramas de maconha, três munições calibre 38 além do revolver calibre 38 com três munições intactas do tipo hollow point com parafina nas pontas, aparentando estarem envenenadas e três munições deflagradas. Geisiel foi capturado no começo da tarde desta segunda-feira 07 de agosto por policiais militares , o acusado se encontrava na casa da namorada que fica na Rua Paranaguá bairro norte da cidade. A namorad

Na cidade de Timbaúba-PE uma Operação da Polícia desarticulou três quadrilhas de uma só vez.

A Polícia Civil na última quinta-feira 17 de agosto desarticulou três organizadores criminosas com base em Timbaúba e ramificações em outras cidades da Mata Norte e também no Recife. Os grupos são suspeitos de homicídios e tentativas de homicídios, tráfico de drogas, roubos, porte ilegal e comércio de arma de fogo e munições. Ao todo, estão sendo 44 mandatos de prisão preventiva, oito mandados de busca e apreensão de adolescente infrator e 21 mandados de busca e apreensão domiciliar. Durante as investigações, 36 pessoas já haviam sido presas. Também houve a apreensão de 19 armas e uma grande quantidade de drogas. Mais de 120 policiais civis, entre delegados, comissários, agente e escrivães participarem da operação. Os presos e materiais apreendidos estão sendo levados para a Delegacia de Timbaúba onde será apresentado um balanço parcial da operação. Fonte: Ne10 Jornal do Comercio

Justiça do Maranhão obriga amante a devolver a mulher para o Corno

Tribunal de Justiça aceitou pedido de Merinaldo Pereira, Morador de Imperatriz, Cidade no Maranhão, que entrou com uma ação com pedido para o amante devolver a devolver sua esposa. homem, que afirma já ter sido traído mais de 500 vezes, disse que não larga a mulher por nada. Para a Justiça, foi considerado que o amante (réu) não demonstrou interesse em se defender e não compareceu na audiência.  A sentença, fundou-se nos seguintes fatos: A mulher vivia uma semana com o amante e outra com o marido, porém já tinha mais de 1 mês que a mulher havia fugido com o amante, diante da situação a justiça acionou a mulher foi ouvida e disse que amava os dois.  Diante da situação a mulher foi orientada a voltar para a casa do seu marido, com quem tem 2 filhos ( sendo nenhum do marido ) ou que pedisse o divorcio. e ela aceitou. A justiça deu 15 dias para a mulher retornar para sua casa, sob pena de multa. O corno disse que ficou feliz com a sentença. O amante não quis se manifestar.